Você já deve ter ouvido uma mulher reclamar de fogachos ou calorões, diminuição de libido, alterações do humor, ressecamento vaginal… todos esses sintomas podem ser percebidos durante o climatério!
O climatério é definido como uma fase de evolução biológica da mulher, em que acontece a transição do seu período reprodutivo para o não reprodutivo. Este período é caracterizado por alterações hormonais.
Os sintomas podem variar de uma mulher para outra, mas os mais comuns são:
– Ondas de calor e suores noturnos;
– Insônia e fadiga;
– Fluxo menstrual irregular;
– Ressecamento vaginal;
– Queda na libido;
– Falta de concentração e irritabilidade;
– Pele e cabelos ressecados, entre outros.
Durante esse período, a mulher produz cada vez menos hormônios femininos, o que causa, em muitas, os problemas descritos acima.
E como melhorar esses sintomas e a qualidade de vida dessas mulheres?
O tratamento mais efetivo que melhora a maioria dos sintomas é a #terapiahormonal. Escolha cada vez mais comum entre as mulheres. É necessária? Não, mas é ótimo para muitas pacientes que não apresentam contraindicação.
Agora, se você não pode ou não quer fazer uso dos hormônios, temos outras opções de acordo com o que mais te incomoda. Medicação fitoterápicas, antidepressivos, cremes vaginais são opções adequadas a quase todas as pacientes.
Mas independente da escolha, uma alimentação variada e balanceada, atividade física regular e controle do peso são fundamentais para a melhora da saúde, da qualidade de vida e redução dos riscos. As consultas regulares ao ginecologista também são importantes já que exames de prevenção e mamografia continuam sendo necessários nessa fase.
O climatério não precisa ser um sofrimento!
Para mais informações, agende uma consulta com a Dra. Marina F. H. Piccinalli.