A mastologia é a especialidade médica que estuda, diagnostica e trata as doenças das mamas.
Embora muitas vezes essa especialidade seja procurada apenas por mulheres nos seus 40 anos, com a função do diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer, a mastologia tem papel fundamental na saúde da mulher em todas as faixas etárias e sua atuação não se resume apenas a câncer mamário.
Sem dúvida, o câncer de mama é uma parte muito importante da mastologia, porém, existem outras doenças benignas que o mastologista também trata, como nódulos, cistos, fluxo papilar, mastites, dentre outras.
A prevenção é o melhor tratamento, portanto, é importante se atentar a estes sinais que devem ser investigados por um especialista:
- VERMELHIDÃO
Uma vermelhidão na pele pode ser sintoma de um tipo raro e agressivo de câncer, chamado de carcinoma mamário inflamatório, ou por conta da obstrução dos vasos linfáticos pelas células cancerígenas. Geralmente, essa vermelhidão vem acompanhada de edema de pele.
- DORES
Dores nas mamas normalmente têm origem benigna. Porém, é importante estar sempre em alerta e em contato com o médico sobre qualquer dor para que ele possa realizar exames e diagnósticos.
- SECREÇÃO NA MAMA
Toda secreção no mamilo deve ser investigada! Por meio de exames, é possível checar se há a necessidade de uma biópsia.
- RETRAÇÃO DO MAMILO
Retração no mamilo com ou sem dor pode ser sinal da presença de um câncer, é importante o diagnóstico precoce.
- NÓDULO PALPÁVEL
Caso você perceba qualquer nódulo palpável nas mamas, procure um especialista o mais rápido possível, eles podem ser um sinal de uma doença benigna ou maligna, portanto, é importante o diagnóstico precoce.
- AUMENTO DE VOLUME NA MAMA
Caso não decorra do ciclo menstrual, gravidez ou lactação, esse aumento da mama deve ser comunicado ao médico, principalmente se for em somente uma das mamas.
- DESCAMAÇÃO MAMILAR
Esta alteração na textura da mama pode ser acompanhada de sintomas como dor, nódulos, mudanças no formato da mama ou secreção de líquidos do mamilo.
Se você já sentiu ou notou algum destes sinais e sintomas, não hesite em entrar em contato com o seu médico de confiança para agendar uma consulta. Além disso, é importante que sejam feitos check ups preventivos! Cuidar da sua saúde é um ato de amor.