Todas as mulheres esperam ansiosamente pela chegada do bebê logo que ficam grávidas, porém muitas mulheres têm medo de realizar o parto normal. Portanto, viemos mostrar tudo sobre o quão seguro é e quais benefícios ele traz.
O parto normal tem muitas vantagens sobre a cesárea, porque o corpo da mulher já está preparado para isso. Dessa forma, a recuperação é mais rápida, e a chance de hematomas e infecções é muito menor para mães e bebês, porque o parto normal é o fim da gravidez natural
O que consiste no parto normal?
O parto normal, também chamado de parto vaginal, ocorre quando o bebê nasce pela vagina de forma não cirúrgica, e como dito antes, é a finalização da gravidez.
No parto normal, todos os procedimentos registrados como “procedimentos de rotina” podem ser utilizados, mas na verdade, de acordo com a avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS), geralmente são desnecessários ou até prejudiciais.
Como acontece o parto normal
Embora em essência a motivação para o trabalho tenha características semelhantes, observamos que existem variáveis individuais óbvias na grávida.
O parto é um processo gradual, dependendo da contração uterina, que promove a expansão do colo uterino e a descida do feto pelo canal de parto.
No início, a frequência de contrações é baixa, irregular, pequena em intensidade e curta duração, acompanhada de dor leve ou desconforto na cintura.
Dilatação lenta do colo do útero: é o chamado “período de incubação” que dura de 12 a 20 horas durante a primeira gravide, sendo que, cada contração vai puxar as fibras musculares do colo do útero e promover gradativamente sua expansão até atingir 10 cm (expansão total), e a seguir pressionar a bolsa d’água e os pés do bebê.
Duração
Em mulheres que deram à luz no passado, toda a dinâmica ocorre entre 8 e 9 horas, em vez da média de 12 a 14 horas em mulheres que nunca deram à luz.
Em mulheres que estão gerando o seu primeiro filho, o período de expulsão dura cerca de 1 hora, e em mulheres com partos múltiplos, o período de expulsão dura cerca de 30 minutos.
Fases do parto normal
O parto normal é feito em 3 etapas diferentes, sendo essas:
- Dilatação
- Expulsão
- Dequitação
1) Dilatação
É dividida em duas etapas conforme a velocidade do colo for se dilatando. As divisões são conhecidas como: Fase Latente e Fase Ativa
Fase latente: O colo do útero se dilata mais lentamente.
Esta é a fase inicial do parto. Nesta fase, a contração é irregular e menos intensa. As mulheres grávidas geralmente mencionam apenas “abdômen rígido, mas sem dor”.
No início, a velocidade de descida do bebê ainda era muito lenta
Fase ativa: Após 4 centímetros de expansão, ele encolhe uma vez a cada 10 minutos, em média, por 40 a 60 segundos.
Eles promovem a dilatação gradual do colo uterino a uma taxa de 1 ou 2 cm por hora.
Normalmente, entre a contração do colo do útero até o período de dilatação de 10 cm (dilatação total), o período ativo varia entre 6 a 12 horas e se contrai entre intervalos mais curtos e mais curtos.
2) Expulsão
O colo do útero está agora totalmente expandido e a contração acaba fazendo com que o bebê seja expulso do meio uterino para o seu nascimento. Este estágio não deve exceder 30 a 60 minutos.
3) Dequitação
Este é o processo de descolamento e descarga da placenta. Esta fase deve ocorrer entre 5 e 30 minutos após o nascimento
Benefícios do parto normal para as mães
Como a mãe está ativamente envolvida em todas as etapas do processo de parto, um parto normal pode dar à criança uma experiência de parto mais forte, o que melhora sua autoestima no novo papel exercido por ela. Por conta disso, listamos alguns benefícios do parto para a mãe.
- Perder menos sangue do que na cesariana
- Usar menos medicamentos no decorrer dos trabalhos de parto e pós-parto
- Evitar cicatrizes
- Reduz o risco de morte
- Prevenção de uma possível trombose
Benefícios do parto normal para os bebês
- Reduz significativamente a possibilidade de parto prematuro que pode ser causado por cesariana prematura
- Mais oportunidades de receber bem a amamentação após o parto
- Criar condições diretas para o estabelecimento de um vínculo emocional entre mãe e filho
Para garantir esses benefícios, é fundamental se preparar para o processo de parto normal desde o pré-natal.