Amamentar é um momento especial e único entre a mulher e seu bebê, mas nem sempre é uma tarefa muito fácil. Como forma de conscientização da importância deste ato de amor materno, hoje vim falar um pouco mais sobre isso!
O primeiro ponto é a necessidade de desromantizar a amamentação, pois nem sempre é simples e natural! Portanto, uma rede de apoio em torno da mãe é essencial para que as pessoas tenham empatia e sensibilidade com a situação.
O leite materno é conhecido como alimento de ouro por trazer inúmeros benefícios para a mãe e seu bebê! Além de todos os benefícios nutricionais que este alimento oferece, ainda tem a linda aproximação entre mãe e filho, criando um elo que só beneficia a saúde de ambos.
Pensando nisso, resolvi separar dicas valiosas que vão te ajudar a ter uma amamentação tranquila e sem grandes problemas! Confira:
Saiba como posicionar o seu bebê para mamar
Há diversas posições para alinhar o bebê ao corpo, e não existe uma regra! Cada mamãe vai se adaptar de um jeito. O jeito é experimentar e achar a maneira mais confortável possível.
Saber qual é a “pega” correta
Com a boca bem aberta, lábios inferior e superior virados para fora e o queixo tocando a mama, o bebê deve abocanhar a maior parte da aréola e não somente o bico do seio! Não exagere na limpeza das mamas durante o banho.
Não é recomendado limpar as mamas com sabonetes e outros produtos, pois este processo pode acabar eliminando o óleo natural da pele responsável pela proteção e hidratação dos mamilos.
Para higienizar, apenas água já é o suficiente!
Aposte na amamentação livre
Não marque um horário para o seu bebê amamentar! Optando pela livre demanda, o bebê vai dar sinais de quando estiver com fome e sede. Além disso, a amamentação frequente também estimula a produção do leite materno.
Cuide da sua alimentação e nutrição
Alguns alimentos ingeridos pela mãe podem ocasionar em substâncias que influenciam no cheiro do leite materno, fazendo com que o bebê rejeite a amamentação! Opte por uma alimentação saudável e evite industrializados.
Hidrate-se!
É normal que as mulheres sintam sede maior ao amamentar, já que o corpo precisa repor o líquido que perde durante a amamentação. Mantenha perto uma garrafa ou copo d’água durante as mamadas!
Converse com o seu médico!
A orientação profissional pode ajudar a solucionar diversas dúvidas, questões e até mesmo problemas que venham a surgir neste momento! Não tenha vergonha! O seu bem-estar e do seu bebê devem ser prioridade.
Seja paciente
Mesmo seguindo todas as recomendações citadas, é comum que algumas mulheres venham a apresentar dificuldades na hora de amamentar.
Caso isso ocorra, manter a calma e a paciência são fatores essenciais para prosseguir com o aleitamento materno!
A princípio não há nenhuma restrição que impeça uma mulher de amamentar, no entanto, em alguns casos ela pode não conseguir ou não se sentir confortável com a prática.
Lembre-se! A escolha de realizar ou não o aleitamento materno é unicamente da mãe e deve ser respeitada pelo profissional de saúde, familiares e por toda a sociedade! E se você está com dificuldade de amamentar, procure ajuda!
Lembre-se que você não está sozinha, e cada experiência é única e individual. Não se cobre!
Para mais informações, agende uma consulta com a Dra. Marina Piccinalli.