O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres, tanto no Brasil quanto no mundo. Saiba o que é a mastologia e entenda os diagnósticos, tratamentos e métodos preventivos para tratar o quanto antes !
O que é a mastologia?
A princípio, a mastologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças da mama. Nesse sentido, esse ramo inclui a prevenção, detecção e tratamento do câncer de mama, bem como outras doenças benignas das mamas, como cistos e hiperplasia. Os médicos especialistas na área são chamados de mastologistas.
Exames de diagnóstico
Os exames mais comuns que visam diagnosticar na mastologia incluem a mamografia, a ultrassonografia da mama e a ressonância magnética da mama.
A mamografia é um raio-x da mama usado para detectar câncer de mama, enquanto a ultrassonografia da mama é usada para avaliar lesões suspeitas detectadas por outros métodos de imagem.
A ressonância magnética da mama é usada para avaliar lesões suspeitas e para monitorar o tratamento do câncer de mama. Outros exames, como a biópsia, também podem ser utilizados para ajudar no diagnóstico.
Tratamentos
O tratamento da doença da mama depende do tipo e do estágio da doença. O câncer de mama pode ser tratado de diversas formas, contudo é importante que o paciente discuta com seu médico todas as opções de tratamento disponíveis e as possíveis consequências antes de tomar uma decisão sobre qual tratamento seguir.
Segue os respectivos tratamentos que podem ser utilizados em uma possível descoberta da doença:
- Cirurgia: pontuado como o tratamento mais comum para o câncer de mama e pode incluir a remoção da mama afetada (mastectomia) ou apenas a remoção da área afetada (cirurgia conservadora).
- Radioterapia: usada para destruir as células cancerígenas restantes após a cirurgia ou para reduzir o tamanho do tumor antes da cirurgia.
- Quimioterapia: adequada para destruir as células cancerígenas que podem ter se espalhado para outras partes do corpo.
- Terapia-alvo: bloqueia os mecanismos que fazem com que as células cancerígenas cresçam e se reproduzam.
Prevenções
Desde já, é interessante ressaltar que essas medidas de prevenção que serão citadas não garantem completamente a prevenção do câncer de mama, porém, podem ajudar a reduzir o risco.
Prevenções para o câncer de mama:
- Autoexame das mamas: É importante que as mulheres aprendam a reconhecer a aparência e a sensação normais de suas mamas, a fim de detectar qualquer mudança o mais cedo possível.
- Mamografia: É um exame de imagem que pode detectar cânceres de mama em estágios precoces, quando eles são menos invasivos e mais fáceis de tratar.
- Exame clínico das mamas: É realizado por um médico ou enfermeira, que examina as mamas para detectar qualquer anormalidade.
- Estilo de vida saudável: Manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios regularmente e evitar o tabagismo podem ajudar a prevenir o câncer de mama.
- Reduzir a exposição aos hormônios: Evitar o uso de terapia hormonal de reposição após a menopausa e evitar a exposição aos produtos químicos que imitam os hormônios podem ajudar a prevenir o câncer de mama.
Por fim, é extremamente importante que as mulheres estejam cientes dos sinais e sintomas do câncer de mama. Logo, é imprescindível realizar os exames de rotina com um especialista com experiente no ramo para detectar qualquer anormalidade o mais cedo possível. Em qualquer dúvida acerca do que foi relatado em nosso post, não perca tempo, agende logo sua consulta !