Uma insegurança muito recorrente das mulheres em período fértil que acabaram de se curar de um câncer de mama é se é possível engravidar logo após.
E a resposta é sim! Felizmente as evidências científicas afirmam que é possível e muitas mulheres conseguem engravidar após o tratamento do câncer de mama.
É muito comum que mulheres jovens em seu período fértil que foram diagnosticadas com o câncer de mama sintam muitas dúvidas sobre como a doença pode afetar a fertilidade e se existe algum tipo de risco adicional.
Bom, alguns tratamentos contra o câncer de mama podem sim causar um impacto na fertilidade da mulher. O que ocorre é que o efeito tóxico das medicações exerce nos folículos ovarianos e o declínio natural da fertilidade no decorrer da terapia podem diminuir as chances de uma gestação.
Por isso, neste momento é extremamente importante um acompanhamento ginecológico para planejar este momento para alinhar as estratégias de preservação da fertilidade com a terapia, de maneira segura e eficaz!
Mas o conselho que eu dou é: não desiste do seu sonho de ser mãe! Por mais que toda a jornada da descoberta e tratamento do câncer seja cheia de altos e baixos, com inseguranças, medos e desânimo, lembre-se onde você está e tudo que conseguiu superar.
Agende sua consulta e conte comigo para te ajudar nesse processo!