Exercícios físicos na gravidez

Mulher fazendo exercícios físicos na gravidez

Compartilhe o Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Entenda os benefícios que a atividade física pode proporcionar para a sua saúde e do seu bebê

Antes de mais nada, eu sei o que deve estar pensando. Exercícios físicos, ainda mais na gravidez, podem ser feitos? O que eu ganho com isso? 

Acompanhe o artigo de hoje e saiba tudo sobre os exercícios físicos e como eles podem ajudar na gestação. 

Os exercícios físicos são seguros na gravidez? 

Em suma, caso não tenha contraindicações de saúde, fazer os exercícios físicos é considerado seguro, e pode ajudar a manter um estilo de vida saudável durante e após a gravidez. 

O que é preciso considerar para realizar os exercícios físicos? 

Primeiramente, é fundamental refletir sobre algumas questões importantes antes de praticar uma atividade durante a gestação, como: 

  • Evite o superaquecimento. Neste momento, mesmo que esteja acostumada a realizar exercícios em temperaturas altas, é fundamental considerar locais mais frescos, ou com ar-condicionado;
  • Não faça exercícios que você possa cair ou se machucar, ou atividades onde possa ser atingida por algum objeto; 
  • Reduza a carga de peso. Há uma preocupação de que prender a respiração durante levantamentos pesados possa resultar na desaceleração da frequência cardíaca do bebê; 
  • Dê tempo suficiente para o seu corpo se recuperar após cada sessão de atividades; 
  • Mantenha-se hidratada e com ingestão calórica suficiente para seus exercícios físicos; 
  • Pare de se exercitar se sentir tontura, dor de cabeça, dor no peito, dor ou inchaço na panturrilha, câimbras musculares ou sangramento vaginal, vazamento de líquido, contrações ou falta de ar antes de fazer esforço. 

Quais são os benefícios das atividades físicas na gravidez? 

Há várias razões pelas quais permanecer ativa durante a gravidez é uma boa ideia. 

É bom para o seu bebê 

Estudos recentes indicam que exercícios durante a gravidez proporcionam pesos mais saudáveis ao nascer e durante a infância, além de uma gravidez mais tranquila. Além disso, mães ativas durante a gestação têm filhos com melhor desenvolvimento cognitivo. 

É bom para você 

Praticar atividades físicas reduz significativamente o risco de uma série de complicações na gravidez, como: pré-eclâmpsia, hipertensão, diabetes gestacional, ganho de peso, anormalidades congênitas, trabalho de parto prematuro e potencialmente até aborto. Além disso, a atividade física também pode ajudar a evitar alguns desconfortos da gravidez, desde enjoos matinais no primeiro trimestre até dores nas costas no terceiro trimestre. 

Reduz o trabalho de parto 

Mulheres que se exercitam pelo menos três vezes por semana têm partos significativamente mais curtos – quase uma hora a menos, na verdade. E dado que o trabalho de parto é algo parecido com um esporte de resistência, os praticantes regulares de exercícios podem achar que estão mais bem equipados para acompanhar o ciclo de contrações também. 

Facilita na recuperação pós-parto 

Com exercícios que proporcionam fortalecimento dos principais grupos musculares (como o assoalho pélvico) e na manutenção de um bom condicionamento cardiovascular, sua recuperação pós-parto será mais tranquila do que seria. 

Como agir no pós-parto e amamentação? 

De modo geral, o exercício pode ser retomado gradualmente após o parto, assim que for clinicamente seguro. Portanto, é fundamental procurar o médico antes de praticar qualquer atividade, pois diversos fatores devem ser levados em conta, como o tipo do parto, problemas de saúde ou possíveis complicações. O período varia de mulher para mulher, com algumas podendo começar a se exercitar alguns dias após o parto. 

O exercício regular não demonstrou afetar a produção ou a qualidade do leite materno e também não demonstrou afetar o crescimento do bebê. É extremamente importante manter-se hidratado durante a amamentação, especialmente quando se exercita regularmente. Todas as mulheres que estão amamentando também devem se concentrar na quantidade correta de ingestão calórica, que pode variar dependendo do nível de atividade. 

Portanto, não existe uma fórmula mágica. As melhores coisas que você pode fazer são consultar seu médico com frequência e ouvir seu corpo. À medida que sua gravidez avança, você pode ter que modificar ou regredir alguns exercícios para acomodar sua gravidez. Não se exercita regularmente atualmente? Não se preocupe, existem muitas maneiras de começar a se exercitar com segurança. 

O importante é não descuidar da sua saúde e promover bem-estar próprio e do seu bebê. Assim, caso tenha dúvidas, conte comigo! Entre em contato, agende sua consulta e vamos juntas ter uma gestação mais leve e saudável.

Veja outros posts

Saiba o que é a mastologia e entenda os diagnósticos, tratamentos e métodos preventivos para tratar o quanto antes !

Mastologia: O estudo da mama

O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres, tanto no Brasil quanto no mundo. Saiba o que é