A amamentação para mães de primeira viagem ainda pode ser um estigma e um assunto com muitas dúvidas e inseguranças. Esse momento nem sempre vai ser fácil, mas há alguns truques e recomendações que vão ajudar as mamães a passar por esse momento da melhor forma possível!
E não é somente para o bebê que a amamentação se torna benéfica, mas para as mães também! A amamentação torna a perda de peso mais rápida após o parto, contribui para que o útero volte ao tamanho normal, ajudando a diminuir os riscos de anemia e hemorragia. Além de reduzir risco de diabetes, e desenvolvimento de câncer de mama e ovário!
Quer saber como deixar esse momento íntimo e especial entre você e seu bebê confortável e seguro?
Essas são algumas dicas que vão ajudar e diminuir ou acabar possíveis dores e confortos no momento de amamentação do bebê!
Limpeza das mamas
É muito importante não passar nenhum produto nas mamas depois que o bebê nascer! Onde ele abocanha, na região das aréolas, principalmente. “O leite materno é o melhor produto para hidratar”.
Não passar álcool para esterilizar o bico antes de o bebê mamar: o próprio leite já vai fazer essa função! As mamas estão um pouco ressecadas ou começando a rachar, leite materno é o ideal. Passe o leite, espere secar e depois coloque o sutiã. Na hora do banho, é só lavar as mamas com sabonete e depois enxaguá-las normalmente!
Fissuras ou Rachaduras dos mamilos
Deixar os mamilos expostos ao ar o máximo de tempo possível ameniza o problema, e ainda previne o surgimento de possíveis fungos nas mamas! Uma dica contra rachaduras e fissuras é passar o próprio leite no bico e na aréola após cada mamada, deixando secar livremente. O leite materno também tem ação bactericida, cicatrizante e hidratante, e ainda ajuda a prevenir possíveis infecções. Em casos mais graves de rachaduras nos mamilos, é recomendado o uso de pomadas à base de lanolina que vão ajudar no aceleramento durante o processo de cicatrização.
Posições da mãe que vão trazer conforto na amamentação
Deitar de lado na cama
É só oferecer a mama que está mais próxima do colchão e para que a mulher fique mais confortável, apoie a cabeça no braço ou numa almofada. Esta posição é muito cômoda para a mãe e para o bebê, sendo útil durante a noite ou quando a mãe está muito cansada. Sempre cheque a posição do seu bebê para evitar fissuras e rachaduras nas mamas!
Sentar com o bebê deitado no colo
Coloque o bebê deitado no colo e sente confortavelmente numa cadeira ou sofá. A posição correta consiste em colocar a barriguinha do bebê encostada na sua, enquanto o bebê é segurado com os dois braços por baixo do seu corpo.
Sentar com o bebê na posição de cavalinho
O bebê deve ficar sentado numa das coxas, de frente para a mama e a mãe poderá segurá-lo, apoiando suas costas.
Esta posição é ideal para bebês com mais de 3 meses e que já seguram bem a cabeça, para não haver perigo!
De pé
Se você quiser dar de mamar enquanto está de pé, é só deitar o bebê no seu colo, mas é importante colocar uma das suas mãos entre as pernas do bebê para apoiá-lo melhor e dar mais segurança.
Agora é só aproveitar esse momento super íntimo e especial entre a mamãe e o seu bebê! Caso tenha dúvidas, não hesite em procurar o médico especialista!