Saiba mais sobre esse tipo de assistência humanizada que pretende reduzir intervenções e respeitar as vontades da gestante durante todo o trabalho de parto
Quando falamos em parto humanizado, estamos tratando de um conceito de assistência humanizada com protagonismo feminino ao invés da junta médica, e não de algum tipo de técnica especial para o parto. É uma assistência que valoriza as escolhas da mulher, mas sem abrir mão da medicina para, então, gerar um procedimento seguro.
No artigo de hoje, você confere 05 verdades que toda mãe precisa saber sobre a humanização do parto. Acompanhe!
1. O parto humanizado evidencia a figura feminina
O parto humanizado ressalta o protagonismo da mulher, priorizando desejos e escolhas dela, além de buscar reduzir intervenções clínicas desnecessárias e os riscos para a mãe e para o recém-nascido. A mulher assume o destaque no parto, baseando-se na ideia de que o corpo feminino é naturalmente preparado para gestar e parir. Munida de todas as informações, cabe a mulher decidir o que é melhor. A mãe escolhe, por exemplo, ter ou não outras pessoas presentes, ou a posição que lhe parece mais confortável e ainda os métodos utilizados para alívio da dor.
2. A cesárea também pode ser humanizada
Apesar do conceito de parto humanizado estar muito ligado ao método normal, há algumas medidas que humanizam a cesárea: contar com a presença de um acompanhante no momento, transformar o espaço em um ambiente acolhedor, controlando o ruído e a luz do lugar ou ter o primeiro contato com o bebê logo que ele nasce. Além disso, para que a cesárea seja humanizada, é importante que seja indicada apenas em casos realmente necessários, quando, por exemplo, há risco de vida.
3. O parto humanizado oferece mais benefícios para a mãe
O ambiente acolhedor e as técnicas para alívio da dor, por exemplo, criam esse espaço confortável, reduzindo o nível de estresse e ansiedade para a mãe. Esse, inclusive, é um dos principais benefícios da humanização do parto. Além dessa, podemos citar outras vantagens para a mulher. Confira, abaixo, algumas:
- Recuperação mais rápida;
- Maior vínculo com o bebê;
- Ambiente acolhedor;
- Protagonismo materno;
- Sem intervenções cirúrgicas desnecessárias;
- Mais segurança emocional;
- Redução do risco de depressão pós-parto;
- Aleitamento prolongado.
4. O parto humanizado também é benéfico ao bebê
Já para o bebê, um benefício especial do parto humanizado, é o menor risco de infecção. O contato pele a pele, no mesmo instante do nascimento, entre o filho e a mãe, é uma das principais características da assistência humanizada. Durante a primeira interação, o bebê pode ter a sua primeira mamada, consumindo o colostro — que, em contato com a microbiota natural da pele da mãe, ajuda a fortalecer o sistema imune da criança, diminuindo o risco de infecções.
Além desses benefícios, podemos citar:
- Maior vínculo com a mãe;
- Ausência das intervenções desnecessárias como aspiração, esfregação ou banho precoce;
- Aleitamento prolongado;
- Nascimento mais tranquilo;
- Fortalecimento do sistema respiratório.
5. O parto humanizado tende a ser mais seguro
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o método mais seguro de dar à luz é esperando pacientemente o trabalho de parto começar — para que, assim, a criança nasça de forma natural. A organização entende que muitas mulheres preferem um nascimento natural e confiam nos seus corpos para terem o bebê sem intervenções médicas desnecessárias. Quando a escolha do parto é feita de acordo com o desejo da mãe — e com as recomendações do obstetra — o parto se torna mais seguro e confortável para todos.
Conheça nossa equipe
O período de gestação pode ser desafiador, mas você não precisa enfrentá-lo sozinha. Nossa equipe de médicos está à disposição para respeitar o seu planejamento de parto, humanizando o atendimento e entendendo a sua história e necessidade. Vamos tornar esse momento único ainda mais especial?
Entre em contato e agende sua consulta!